Image module

O que é exame radiológico ou radiografia? É um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade “tirar uma fotografia” de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia.

Quais os tipos de radiologia ou radiografia existentes? Nós contamos com a radiologia convencional e, mais recentemente (junho/2010), passamos a dispor da radiologia digital. Esta última constitui um avanço significativo em relação à radiografia tradicional.

Qual a diferença entre ambas? No equipamento tradicional o estudo é obtido da sensibilização de um filme comum por meio de Raio-X. Na radiologia digital, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível ao Raio-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução.

Qual a principal vantagem da radiologia digital sobre a convencional? A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, onde temos a possibilidade de processá-la com o uso de sofisticadas técnicas. Com isso temos ainda a possibilidade de fazermos diagnósticos cada vez mais precoces.

Alguma outra vantagem pode ser destacada? Sim. A radiologia digital possibilita a diminuição da repetição dos exames a que comumente o paciente está sujeito com a técnica tradicional. Com isso, diminui-se a freqüência de sua exposição à radiação ionizante. Outra vantagem é que sendo o processo totalmente digital nos permite disponibilizar os exames em CDs ou até mesmo enviar eletronicamente (e-mail), facilitando o arquivamento das imagens para consultas necessárias.

A Radiologia Digital Consiste em exames que utilizam emissões de RX para obtenção de imagens. São os mais simples da imagenologia. A título exemplificativo: RX do tórax, RX da perna, RX do braço, etc. Podem, também, necessitar o uso de contrastes (solução de bário ou compostos iodados) para estudos mais específicos, como RX do tubo digestivo, RX do aparelho urinário, dentre outros exames Radiológicos.

Com o avanço tecnológico dos aparelhos de RX, assim como dos filmes e ecrans fluorescentes, reduziu-se expressivamente a dose de radiação, o que tornou estes exames inofensivos à saúde, desde que realizados por profissionais devidamente habilitados dentro de padrões pré-estabelecidos. Geralmente, esses tipos de exames precedem a outros mais complexos como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética.