Image module

O que é o Exame de Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética é um diagnóstico por imagem que se utiliza de um potente magneto e ondas de rádio-freqüência que produzem imagens de estruturas e dos órgãos internos do corpo. Permitindo observar, de qualquer ângulo, o interior do corpo com muito mais clareza e grande quantidade de informações, evitando-se a cirurgia exploratória. O Exame (MR) fornece uma visão sem igual do interior do corpo humano. O nível de detalhes que podemos ver é extraordinário quando comparado com qualquer outro tipo de exame de imagens. A Ressonância Magnética é o método preferido para o diagnóstico de muitos tipos de traumas e doenças devido à sua incrível capacidade de personalizar o exame de acordo com o problema médico específico. Ao modificar os parâmetros dos exames, o aparelho de ressonância po-de fazer com que tecidos do corpo apareçam de maneiras diferentes. E isso é muito útil para que o médico radiologista (que interpreta o exame) determine se o que esta sendo visualizado na imagem é normal ou não.

Os sistemas de ressonância magnética também podem fazer imagens do sangue circulando em praticamente qualquer parte do corpo. Isto nos permite realizar estudos que mostram o sistema arterial do corpo sem mostrar o tecido ao seu redor. E o que é mais impressionante, em muitos casos, o aparelho consegue fazer isto sem injeção de contraste, que é necessária na radiologia vascular. Porém, em alguns exames de Ressonância Magnética (RM) exigem a administração de contraste – um líquido que acentua as imagens dos órgãos e/ou vasos sanguíneos. Depois do exame, o contraste será eliminado do corpo através da urina.

Image module

Como é feito a Ressonância Magnética?

O exame é realizado em uma área protegida de campos magnéticos externos. É necessário que o paciente não possua nenhum tipo de implante ou prótese metálica, marcapasso, válvula cardíaca artificial ou qualquer outro objeto metálico/magnético no corpo, devido ao grande campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância magnética.

O paciente deita-se sobre a mesa do aparelho, seguindo as orientações de um tecnólogo ou técnico em radiologia, especialista em ressonância magnética, que  o colocará na posição adequada na mesa de RM e um dispositivo chamado de Bobina de RF será colocado ao lado ou em volta da área de interesse do exame, como, por exemplo, o ombro, cabeça ou joelho.

Esta bobina é usada para receber as imagens do seu corpo. A seguir, o operador vai colocá-lo dentro do magneto, movimentando a mesa para dentro. Este magneto contém um altíssimo campo magnético que ajuda a produzir as imagens do exame. As imagens geradas são captadas e armazenadas digitalmente.

O Exame é totalmente indolor. Se o paciente sentir frio, ele poderá solicitar um cobertor. O paciente recebe protetores de ouvidos, pois a emissão de ruídos e zumbidos é intensa.

Durante todo o exame, o paciente é observado e acompanhado pelos profissionais de radiologia. A movimentação excessiva pode distorcer as imagens da ressonância magnética.

Caso o paciente tenha dificuldade em permanecer imóvel, poderá receber um sedativo. Não é necessário um período de recuperação (a menos que o paciente tenha sido sedado). Após uma ressonância magnética, o paciente pode retomar a rotina normal.

Quando acabar o exame, as imagens da RM serão revistas, seja em filme ou em um monitor, pelo médico radiologista, que então emitirá um laudo.

Recomendações ao paciente:

A RADIOCLIN reserva-se do direito de modificar as informações disponibilizadas, sem prévio aviso. Consulte sempre o seu Médico, somente ele poderá interpretar e recomendar os procedimentos corretos para o diagnóstico e acompanhamento médico.

  • Pede-se que o paciente use roupas confortáveis, sem botões metálicos ou zíper, porque objetos metálicos afetam a qualidade das imagens. Em alguns casos, você será orientado para trocar sua roupa por um avental hospitalar.
  • Pede-se que você retire qualquer jóia, maquilagem, prótese metálica ou cartões magnéticos.Informar ao médico ou técnico especialista em ressonância o uso de marca-passo, clipes cirúrgicos, próteses, implantes metálicos ou qualquer outro obje-to metálico em seu corpo.
  • Comunicar quando necessitar de sedação ou anestesia.
  • É necessário que o paciente informe se seja alérgico a algum tipo de medicamento.
  • Permanecer imóvel durante o exame.É muito importante que o paciente traga exames anteriores da região do corpo em que será realizado o exame de ressonância (USG, RX, Ressonância, Tomografia).
  • Compareça ao local do exame com antecedência de 30 minutos do seu horário de agendamento, pois o paciente deverá submeter-se a um questionário que deverá ser preenchido antes do exame. É muito importante que isto seja feito com a maior precisão possível.
  • Siga corretamente as orientações recebidas de seu Médico e da Equipe de Assistência ao Paciente.